Finito + 01 = ao primeiro

Postado por Taiane Maria Bonita , sábado, 16 de junho de 2012 23:47


Eu sinto, com certa freqüência, medo do fim. Para falar a verdade, a sensação que me invade é um misto de temor e admiração. Esses anos de cinema e literatura me fizeram chegar a conclusão de que o final é uma parte primordial de uma trama. É ele quem separa uma história dos adjetivos: ruim e bom. No meu caminho de escritora procuro dar atenção dobrada aos finais. Porque no final, o que importa é como termina.

E ainda assim o fim me parece levemente assustador, creio que seja por causa da mente cartesiana que por muito tempo esteve acostumada a pensar linearmente. Mas, e se enxergássemos de uma forma diferente? Há tempos, em um sonho, recebi a seguinte fórmula: o finito mais um é o primeiro.  Certamente para um engenheiro ou um matemático isso não faça o menor sentido. Por ventura, também não faça para um pseudo-intelectual acostumado com a linearidade do pensamento ocidental. 

O fato é que mesmo depois de acordada passei inúmeras horas do meu tempo pensando no assunto; e de completamente incompreensível isso passou a parecer extremamente plausível. Gosto de pensar na vida como um ciclo, ou como ciclos que terminam e reiniciam constantemente. Nesse sentido o final de um ciclo é necessariamente o início de outro, pois estamos em contínuo movimento. Bem, me parece uma forma bem melhor de encarar os finais!